sexta-feira, 29 de abril de 2011

Onde se estabeleceram?

Grande parte dos imigrantes japoneses se fixou no estado de São Paulo por causa das colônias e bairros que já se encontravam estabelecidos. Mas não restringiram sua fixação, eles se dispersaram por todo território brasileiro. Foram eles que fundaram, em 1928, as cidades Bastos e Tietê que hoje são importantes pólos urbanos regionais do interior paulista. Também se concentraram em Iguape e Registro, onde desenvolveram a produção agrícola. Alguns japoneses chegaram a se instalar no Pará, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Uma das principais instalações nipônicas foi no chamado Bairro da Liberdade, que hoje é um importante centro turístico com suas ruas enfeitadas e coloridas e seu comércio diversificado. Os japoneses que não se acostumavam com o trabalho quase que escravo nas lavouras iam para a capital. Assim, esse bairro foi ganhando cada vez mais habitantes.




Praça do Japão - homenagem aos imigrantes japoneses
 que chegaram em curitiba em 1910







Saiba mais!

História da imigração japonesa

Cartaz de propaganda da imigração
   japonesa para o Brasil
No início do século XX foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e o japonês, pois o Brasil precisava de mão de obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão passava por um período de grande crescimento populacional. Por isso esses dois países estabeleceram essa relação migratória, afinal a economia nipônica não conseguia gerar empregos necessários para toda população.
Durante os primeiros dez anos de imigração aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou ainda mais com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Primeiramente, os japoneses se depararam com diversas dificuldades, como: língua diferente; costumes; religião; clima; alimentação; preconceito. Muitas famílias nipônicas tentavam retornar ao seu país de origem, porém os fazendeiros os obrigavam a permanecer no Brasil e cumprir o contrato de trabalho que geralmente era desfavorável a estes. Mesmo assim, eles venceram esses problemas e optaram por fazer a vida em solo brasileiro.


Kasato Maru - primeiro navio a chegar no Brasil (Santos) 
no dia 18 de junho de 1908 com imigrantes japoneses
No período da Segunda Guerra Mundial novas dificuldades surgiram. O Brasil declarou guerra aos países de Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Logo durante a guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes. O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, as leis contrárias à imigração japonesas foram canceladas e o fluxo de imigrantes para o Brasil voltou a crescer. Neste período, além das lavouras, muitos japoneses buscavam as grandes cidades para trabalharem na indústria, no comércio e no setor de serviços. Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de um milhão e meio de nikkies (termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes).


Ryu Mizuno - presidente da "Companhia de Emigração Imperial" 
que transportou os primeiros imigrantes.

O que é imigração?

Imigração é o movimento de entrada de estrangeiros em um determinado país ou região de duração permanente ou temporária, com intenção de trabalho ou/e residência. A imigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhores condições financeiras e qualidade de vida.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Blog

Olá seguidores! Sejam bem vindos ao nosso blog! Aqui contaremos um pouco sobre a grande trajetória japonesa no território brasileiro. Esperamos que vocês desfrutem desse imenso percurso nipônico que nos deixou tantas marcas...